3 de março de 2008

Climão!

Tudo estava muito feliz. Fidel estava se aposentando e Cuba estava deixando sua faixa de inimigo dos EUA para a Venezuela. Mas sabem no que Cuba vai ser sempre melhor do que a Venezuela?

Cuba is a fuckin' island.

Sério. Na época mais "quente" de Cuba, não havia nenhum problema. Os EUA falavam as coisas, apontavam o dedo pro meio do mar e na maioria das vezes ficava por isso mesmo. Não interessa se um barquinho despachou um corpo a 300 milhas náuticas do país, ninguém vai ver. Mas quando se tem terra para todos os lados, se tem vizinhos. E se os seus vizinhos são chatos, você está fodido.

A essa altura, se você não for um completo perdido em termos de notícias mundiais, você deve saber do que eu estou falando. Mas parece que o senhor Álvaro Uribe, presidente da Colômbia, não sabe muito não. O infeliz resolveu invadir o território do Equador para despachar um dos líderes da FARC. A tática deu certo e o cara bateu as botas, mas agora a dor de cabeça nem é mesmo a própria FARC (que deve retaliar esse ataque alguma hora), mas o vizinho mais legal da América do Sul... Hugo Chavez. O presidente do Equador nem falou direito e Chavez já estava dando piti. "Se tivesse sido aqui, seria guerra! Você é um porco capitalista. Não queremos guerra, mas não vamos permitir que o império (do Darth Vader Bush) e nem o seu cachorro venham a nos atacar" Etc, etc, etc. Alguém pode contar alguma coisa nova?

_o/

Sim, dessa vez, não foi só isso. Outro que resolveu tomar as dores foi o Chile. Isso mesmo. O Chile, aquele país bonitão, magrelo e que fica a milhares de quilômetros da confusão. A presidente deles, uma tal de Michelle Bachelet, querendo botar banca mandou eles darem explicações do que estavam fazendo. Tinha que ser mulher mesmo, pra querer ficar sabendo da vida dos outros. O nosso presidente que não sabia de nada despachou vários diplomatas brasileiros para tentar remediar a situação e diminuir a tensão.

Tensão? Que tensão?

Enquanto o jogo de trocar figurinhas embaixadores se desenvolve e as ameaças se aquecem, a gente fica na espera. Fidel disse que "já se escutam as trombetas da guerra", mas ele está gagá e isso deve ser só mais um dos aparelhos que o mantém vivo. Vamos ver onde isso vai parar, por que a única diferença entre a América do Sul e o Oriente Médio por enquanto é a guerra religiosa que ainda não desembarcou por aqui. Pelo menos por enquanto.

Um comentário:

  1. Aah, espero humildemente estar longe disso tudo daqui a um tempo e ir pra uma "fucking island", que não é Cuba.

    Sinceramente, acho que Hugo Chávez ta é brincando de "Independence Day" na Venezuela, mas sem extraterrestres. Ta querendo guerra com todo mundo. Acho que ele se esconde debaixo da mesa ao ouvir qualquer barulhinho e ligando pro exército mandar tudo o que tiver para salvá-lo. Ô porre de vizinho.. ¬¬

    ResponderExcluir